Nefrologia

⁃ Residência em Clínica Médica pelo Hospital de Clínicas do Paraná

⁃ Residência em Nefrologia pelo Hospital Santa Casa de Curitiba

⁃ Mestrado em Ciências da Saúde pela Pontificia Universidade Católica do Paraná

Nefrologia é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e ao tratamento das doenças do sistema urinário, principalmente relacionada aos rins.

O Nefrologista é o médico habilitado a diagnosticar e a realizar o tratamento da perda da função dos rins, conhecida como insuficiência renal, assim como detectar precocemente pacientes com fatores de risco que possam evoluir com lesão renal caso não sejam adequadamente tratados.

A especilidade também investiga as causas e trata pacientes com litíase renal (pedra nos rins), infecção urinária de repetição, hematúria (perda de sangue na urina), proteinúria (perda de proteínas na urina), cistos renais  e doenças familiares renais. O Nefrologista também acompanha e investiga pacientes com hipertensão de dificil controle e distúrbios metabólicos/hidroeletrolíticos.

A doença renal na grande maiora das vezes é assintomática fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Dessa forma é fundamental conhecer os fatores de risco para a doença renal e realizar acompanhamento e invetigação precocemente.

Os principais fatores de risco que podem comprometer a função dos rins são: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, uso de drogas nefrotóxicas ( como o uso de anti-inflamatórios) e doenças familiares .